Por que a psicanálise?
- Acheronta Movebo
- 11 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Angústias sem nome; tédio constante; descrença nos valores pessoais e sociais; decepções amorosas; dúvidas sobre o que se faz e o que se quer fazer; sintomas físicos dos quais não se entende a natureza; ímpetos sem causa aparente; sentimento de irrelevância; depressividade constante; ciúmes excessivos; busca por felicidade através do consumismo… Questões como essas, das mais simples às mais complexas, permeiam a vida de todos nós.
A psicanálise se apresenta como uma ética que ouve esse ser angustiado, perdido em pensamentos que, ao longo da análise, encontra nas palavras aquilo que o fundamenta como sujeito. Através da experiência do discurso, visa levar o sujeito a sair do lugar de sofrimento, fazendo-o lidar da melhor maneira possível com o seu próprio desejo.
Como abordagem terapêutica, a psicanálise é indicada para aquele que se interessa em investigar, compreender, buscar aquilo que ele mesmo ainda não sabe nomear; para aquele que busca falar aquilo que está sendo calado; para aquele que busca não mais confundir seu desejo com a demanda alheia; para aquele que busca emancipar-se de uma vida direcionada por sua própria angústia.
